Fazer Perguntas
Um bom modo para ajudar outras pessoas a refletirem sobre um assunto é fazer uma pergunta. Uma pergunta bem feita pode nos ajudar a organizar a informação, avaliar as nossas idéias atuais e criar novas idéias.
Fazer perguntas com o objetivo específico de ajudar o processo de aprendizagem é um método conhecido como Socratic questioning, expressão que se refere a Sócrates, da Grécia antiga.
Quando você usar questões socráticas, é preciso ouvir com atenção o interlocutor para avaliar e compor as frases em modo construtivo e, preferivelmente, não antagônico.
Eis, aqui, alguns exemplos:
Perguntas de esclarecimento
- O que você quer dizer quando afirma que ______?
- Qual é o ponto crucial?
- Qual é a relação entre _____ e _____?
- Você pode explicar isto de uma outra maneira?
- Vejamos se entendi o seu ponto de vista; você quer dizer _____ ou _____?
- Qual é a relação entre isto e o nosso problema/discussão/argumento?
- Maria, você pode resumir com as suas palavras o que o Ricardo disse? ... Ricardo, era isto o que você queria dizer?
- Pode me dar um exemplo?
- _____ seria um bom exemplo disso?
Perguntas que verificam suposições
- Qual é a sua suposição aqui?
- Qual é a suposição de Maria?
- O que poderíamos supor em vez disto?
- Parece que você supõe _____. Entendi corretamente?
- Todo o seu discurso depende da ideia de que _____. Porque você baseou a sua hipótese em _____ em vez de em _____?
- Parece que você supõ que _____. Como você explica a avaliação disto como ponto pacífico ?
- É sempre assim? Porque você acha que esta suposição é pertinente?
- Porque alguém partiria desta suposição?
Perguntas que verificam evidências e linhas de raciocínio
- Você pode explicar a sua linha de raciocínio?
- Como isso se aplica a este caso?
- Existe uma razão para duvidar desta evidência?
- Quem pode saber que isto é verdade?
- O que você diria a alguém que afirmasse que ____?
- Mais alguém pode apresentar evidências a favor deste ponto de vista?
- Como você chegou a esta conclusão?
- Como podemos descobrir se isto é verdade?
Perguntas sobre pontos de vista ou perspectivas
- Em que implica esta afirmação?
- Quando você diz _____, você subentende _____?
- Mas se isto acontecesse, quais seriam os outros resultados? Porque?
- Quais seriam os efeitos disto?
- Isto aconteceria necessariamente ou é apenas uma possibilidade?
- Qual é a alternativa?
- Se _____ e _____ são o verdadeiros, o que mais poderia sê-lo?
- Se dissermos que ____ é ético, o que podemos dizer de _____?
Perguntas que verificam implicações e consequências
- Como podemos descobrir isto?
- Qual é a suposição desta pergunta?
- _____ elaboraria esta questão em modo diverso?
- Como alguém poderia esclarecer esta questão?
- É possível subdividir esta questão?
- Esta pergunta é clara? Entendemos isto?
- Esta pergunta é fácil ou difícil de responder? Porque?
- Todos nós concordamos que esta é a questão?
- Para responder esta pergunta, quais outras perguntas temos que responder primeiro?
- Como _____ definiria este problema?
- Porque esta questão é importante?
- Esta é a pergunta mais importante ou existe uma outra questão na qual esta se baseia?
- Você pode ver a relação disto com ________?
Questões adaptadas de Paul, R. (1993). Critical Thinking: How To Prepare Students for a Rapidly Changing World: Foundation for Critical Thinking, Santa Rosa, CA.